um-olhar-de-luz-flavio-leite-devocional
Devocional

Um olhar de luz

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6)

É notável como enxergamos a vida de forma individual. A melhor compreensão disso é quando ouvimos várias narrativas acerca de um mesmo fato. Eu poderia exemplificar com várias coisas. Imagine um filme que você assistiu, e quando escuta alguém falar sobre ele, percebe que a pessoa enxergou coisas bem diferentes de como você viu. Fazia muito tempo que o mundo não passava por uma situação, como essa que estamos passando. Em praticamente todos os lugares, todos os países, existe um mesmo assunto, uma mesma força tarefa. Estamos com a mesma expectativa: de nós nos protegermos e combatermos esse vírus que nos ameaça. Praticamos as mesmas estratégias em relação aos cuidados com roupas, sapatos, compras de supermercados. De diferentes formas, somos ligados pela mesma coisa. Se pensarmos no nosso contexto brasileiro, passamos pela mesma situação. Não podemos transitar livremente. Estamos passando a maior parte do nosso tempo nas nossas casas. A maioria das pessoas está convivendo um tempo maior com seus filhos, pais, irmãos. Mas existe uma coisa que nos torna únicos, que é o fato de enxergarmos o que está acontecendo, com o nosso próprio filtro. Cada pessoa enxerga com a sua própria compreensão. E a partir dessa compreensão, reagimos na nossa interioridade. Alguns vão se sentir esperançosos, outros encorajados. Sei, também, que muita gente desanimará, perderá as forças. O texto que lemos é uma mensagem de Jesus, dizendo: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”. Jesus está dizendo que existem formas de enxergar a vida. A vida pode ser enxergada com ânimo, ou, com desânimo; com otimismo, ou, com pessimismo. O evento poderá ser o mesmo, mas a forma como será enxergado, fará toda diferença. Eu quero orar com você: “Pai, queremos lentes vindas de ti, para enfrentarmos esse momento que vivemos. Ajuda-nos a enxergar esse tempo com coragem, ousadia, intrepidez. Que o nosso olhar possa manifestar luz e não trevas. Para nossa edificação e tua glória. Amém!

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *