Devocional

Um olhar de ânimo

Veio a mim a visão do SENHOR; vi um vale que estava cheio de ossos, sequíssimos. Me perguntou o Senhor: Filho, acaso poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes. Disse-me Ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o SENHOR Deus: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.” (Ezequiel 37)

A forma como olhamos para agir na vida, faz toda diferença. O profeta Ezequiel viveu um momento muito difícil no período do cativeiro babilônico. O povo não acreditava mais no livramento daquela situação opressora. Ezequiel teve uma visão: Deus o mostrou um vale com uma multidão de cadáveres com ossos sequíssimos e perguntou: “Ezequiel, como você está vendo tudo isso? Você acha que esses ossos poderão reviver?”. Ezequiel, disse: “Deus, só tu o sabes”. Aí, Deus disse: “Profetiza a esses ossos”. É muito interessante observarmos um detalhe, Deus não disse que as circunstâncias mudariam de forma mágica; Deus manda Ezequiel profetizar. Isso tem um grande significado. O profeta era alguém que denunciava, tirava o povo do comodismo, dava a direção para onde se deveria caminhar, advertia sobre a fé, a crença. Ezequiel não se sentiu ridículo diante daquela situação, ele se sentiu acompanhado por Deus, que poderia dar ânimo e estratégia para que tudo fosse mudado. Você pode estar passando por uma situação de grande dificuldade e tudo leva a crer que não existe saída. Não acredite nisso! Deus quer te dar ânimo, coragem e estratégia para você continuar a jornada. Deus quer perguntar para você, hoje: “Como é que você está vendo a sua vida? Você acredita que posso te dar forças para continuar e vencer?” – Se você aceitar o meu desafio, quero caminhar com você”. Eu queria que você acreditasse que não há desafio que não possa ser vencido. Na vida, tudo passa. A Bíblia diz que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. Não desista! Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará trazendo nas mãos os seus feixes. Eu quero orar com você: “Pai, nos traz uma visão vinda de ti, vinda do alto. Que possamos entender que não existe mágica na vida, mas existe a possibilidade do teu ânimo nas nossas vidas, que nos faz ir à diante, perseverando até o fim. Para tua glória e firmeza das nossas vidas, é que oramos”.

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

7 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *