Devocional

Pensamentos que curam

“Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com pensamentos impuros, já adulterou com ela” (Mateus 5)

Na devocional passada  falamos desse mesmo texto, nesse mesmo tema. Jesus está nos advertindo para o valor do pensamento na construção de quem somos. Jesus, disse: “Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com pensamentos impuros, já adulterou com ela”. Ele está dizendo: “Cuidado com o que você está pensando, porque você se tornará nisso”. Jesus está dizendo: “Se você deixar se instalar pensamentos de adultério na sua cabeça, vai chegar um dia em que você se tornará um adúltero”.
A bíblia diz, em provérbios 4, o seguinte: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu pensamento, porque dele procedem as fontes da vida”. Tem muita gente adoecida na alma porque não zela pelos seus pensamentos. Devemos ocupar o nosso pensamento com aquilo que traz crescimento e saúde para as nossas vidas.
O apóstolo Paulo, escrevendo sua carta aos filipenses, fala sobre o cuidado que deveriam ter com a ansiedade, e, a instrução que ele dá é a seguinte: Não andeis ansiosos de coisa alguma, mas busquem a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardando os vossos corações, os vossos pensamentos, as vossas mentes, em Cristo Jesus. E para tornar prático o ensinamento, Paulo encerra a ideia, dizendo: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.
Vivemos numa geração marcada pela ansiedade e aqui o apóstolo Paulo traz uma orientação para fugirmos dela. Existe uma frase atribuída a Martinho Lutero que diz: “Não podemos impedir que os pássaros voem sobre as nossas cabeças, mas podemos impedir que eles façam ninhos sobre elas”.
Eu quero orar com você, segundo a orientação dada pelo apóstolo Paulo, para fugirmos de toda ansiedade que tem tirado a nossa paz. Ore comigo: “Pai, queremos mais uma vez o teu auxílio. Queremos caminhar no dia de hoje, colocando no nosso pensamento aquilo que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e de boa fama. Se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o nosso pensamento nesse dia. Para nossa saúde e tua glória. Amém!”.

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *