o-valor-da-companhia-de-deus-flavio-leite-devocional-espiritualidade
Devocional

O valor da companhia de Deus

“SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. Com a minha voz clamo ao SENHOR, e ele do seu santo monte me responde. Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta” (Salmo 3)

A bíblia traz uma vasta biografia da vida do salmista. Narra o episódio de Amnon, Tamar, e Absalão, seus filhos. E esse é, sem dúvida, o tempo de maior aflição na vida do rei Davi, autor desse salmo. Ele coloca as suas aflições diante de Deus e percebemos que os seus desafios são maiores do que ele. Ele diz: “São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele; nem Deus pode socorrê-lo nesse momento”. Davi está sendo perseguido de morte, pelo próprio filho Absalão, foi expulso do seu palácio, anda peregrinando sem nenhuma garantia. A garantia de um rei, a glória, estava no palácio. Por isso que muitos estão dizendo: ‘Ele está perdido’. Mas Davi diz, no versículo 3: “Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha proteção, és a minha garantia. Tu és a minha glória, aquele que exaltas a minha cabeça; a minha glória não está no palácio, na minha coroa, mas a minha glória está em ti”. Davi sempre declarou que a sua confiança estava em Deus. No salmo 20, ele diz: “Uns confiam em carros, outros em cavalos, nós porém, nos gloriaremos, em nome do Senhor, nosso Deus”. Naquela cultura de guerra, um exército sem cavalos não poderia obter muitos êxitos. Mas ele afirma que a sua confiança está em Deus. Ele não confia na força do seu braço, ele não confia no seu arco. A sua confiança está naquele em que crê. Esse é o motivo da paz e descanso que ele sente. O versículo 5, diz: “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta”. Eu sei que estamos passando por um momento, que precisamos de descanso. Precisamos desse bom sono. Tem muita gente angustiada, perdendo o sono; precisando de reparação das forças, precisando de paz. Porque o motivo de Davi declarar esse feito, de deitar e logo pegar no sono, tem a ver com a paz. Tanto é, que o próximo salmo, o salmo 4, no último versículo, ele diz: “Em paz me deito e logo pego no sono”. Eu quero orar com você: “Pai, precisamos da tua companhia. Precisamos dos teus conselhos. Precisamos do teu consolo. Nós que estamos vivendo tantos desafios, precisamos da tua paz que vai, algumas vezes, além da nossa compreensão. Que excede todo o nosso entendimento, como disse o apóstolo Paulo. Que guarda os nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus. Que possamos ser visitados por essa paz, e dizermos como o salmista: Deito-me e logo pego no sono. Nos traz essa confiança, através da visitação do teu espírito. Para nossa edificação e tua glória. Amém!

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *