Devocional

O tempo oportuno

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar” (Eclesiastes 3)

Temos um novo ano pela frente, e o que nele existe de mais sagrado, santo, é o tempo.

O tempo sempre foi um enigma para a cultura do mundo antigo. Para os gregos, o tempo era considerado um atributo divino. Existiam duas representações para o tempo: o Krónos e o Kairós.  Na mitologia, Krónos era um titã do tempo tangível, Kairós um deus do tempo oportuno. Na tradição bíblica, Krónos é o tempo que se pode medir, e Kairós o tempo não mensurável.
A bíblia diz que, depois de Deus haver criado o mundo, para nos trazer conhecimento acerca do sagrado, santificou o tempo. É a primeira vez que a palavra santo aparece na bíblia. Se você quiser construir uma vida de santidade, precisará considerar a preciosidade do tempo.
Acredito que quando Jesus disse: “Aquele que perder a sua vida por minha causa, achá-la-á”, estava falando sobre o tempo. Estava dizendo: “Aquele que gastar o tempo da sua vida por minha causa, achá-la-á”. A mensagem, é: Cuidado como você está gastando o tempo da sua vida!
O texto que lemos, diz: “Tudo tem seu tempo determinado, há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher; tempo de chorar e tempo de saltar de alegria”. A narrativa não está falando da predestinação na vida, mas do Kairós, do tempo oportuno.
Esse tempo oportuno, é, também, uma forma de discernir a vida. Mesmo que o ano que se passou tenha sido difícil, ou decepcionante, ou trágico, você tem a oportunidade de viver um novo tempo. Você não pode permitir, que o motivo do choro, ocupe todo o restante do tempo da sua vida. Não deixe que nenhuma decepção passada, roube a esperança de uma nova história.
Eu quero orar com você: “Pai, ajuda-nos a enxergar a oportunidade de um novo tempo na nossa vida. Que as tristezas e decepções passadas, não tragam a ideia de perpetuação do trágico. Que possamos acreditar no teu Kairós, no tempo oportuno que tu tens preparado. Para nossa alegria e tua glória. Amém!

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *