Devocional

O natal que nos regenera

“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível” (Mateus 3)

Estamos falando sobre Natal como o nascimento de Jesus na nossa vida; como a manifestação da sua vida nas nossas histórias.

João Batista usa a figura de um batismo com o Espírito Santo e com fogo, para representar esse nascimento, essa presença. Na tipologia bíblica, o fogo tem algumas representações. Quando João Batista diz que, “Ele nos batizará com o Espírito Santo e com fogo”, está dizendo, por exemplo, que esse fogo nos purificará. Assim como o metal precioso, que passando pelo fogo, em um processo de acrisolamento, torna-se mais puro, nós, que somos preciosos aos olhos de Deus, na medida que deixamos Jesus nascer nos nossos corações, seremos transformados numa nova criatura. Seremos regenerados à imagem e semelhança dEle. Esse é um processo da purificação pelo fogo.
O texto diz: “A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível”. A metáfora é a seguinte: Imagine alguém cheio de dificuldades, traumas, deformações na alma, desfigurado da imagem de Deus, desumanizado. Essa pessoa está precisando de conserto, e à medida que deixa Jesus nascer na sua vida, à medida que vai caminhando com ele no cotidiano, o fogo do Espírito Santo vai queimando toda impureza. Essa pessoa vai ficando mais preciosa na sua humanidade. No momento em que permitimos que isso aconteça, o processo começa a se instalar na nossa vida. A obra não é nossa, nem da religião, mas do Espírito Santo de Deus. Ele se responsabiliza por tudo. A sua pá Ele a tem na mão!
Eu quero orar com você: “Pai, queremos ser visitados por esse fogo purificador. Desejamos essa presença natalina de Jesus na nossa história. Que possamos vivenciar processos de acrisolamento no nosso cotidiano. Para nossa regeneração humana e tua glória. Amém!

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *