Devocional

O fogo que nos traz força

“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível” (Mateus 3)

Necessitamos de ânimo para seguirmos na jornada da existência. Estamos com o desafio de continuarmos, nesse desconhecido que se coloca diante de nós; o ano de 2020. Sei que precisaremos de forças, porque a cada ano o mundo se torna mais desafiador.

O texto que lemos, fala de um batismo de fogo. Gosto do significado do fogo na tipologia bíblica, quando traz a ideia de força, impetuosidade. Precisamos dessa foça impetuosa para continuarmos vivendo. Às vezes, nos falta forças para continuarmos a jornada! Isso aconteceu na vida do profeta Elias e ele pediu a morte para si. No Livro dos Reis, diz: “Elias assentou-se debaixo de um zimbro e pediu para si a morte, dizendo: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma. Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e disse: Levanta-te, come e bebe. Olhou e viu junto da cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Voltou novamente o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te, come e bebe, porque o caminho te será sobremodo longo”.
O caminho da vida é longo, temos que comer e beber da fonte de Deus para termos energia suficiente e percorrermos até o fim. Esse batismo de fogo mencionado por João Batista, no texto que lemos, é o alimento de Deus para não desanimarmos no caminho. João disse: “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.
Você pode estar se sentindo cansado, precisando de força. Eu tenho uma boa notícia! Deus quer renovar as tuas forças, quer te visitar com uma força impetuosa. Deus quer te batizar com o Espírito Santo e com fogo.
Eu quero orar com você: “Pai, temos diante de nós um novo ano. Certamente precisaremos do teu batismo de fogo, da força que vem de ti. Sabemos que o caminho nos será longo e sem o teu alimento não teremos o vigor suficiente para seguirmos até o fim. Nos batiza e nos alimenta, para nossa edificação e tua glória. Amém!”.

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *