Devocional

Nossa amizade com Deus

“Disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?” (Êxodo 33)

A Bíblia diz que Deus falava a Moisés como quem falava a um amigo. Aqui mora uma das bases da espiritualidade cristã: compreender que Deus quer ser conhecido através de um relacionamento de amizade. Não se escandalize, pois a Bíblia está cheia dessa afirmação. Deus fala através do profeta Isaías: “O boi conhece o seu possuidor, e o jumento o dono da sua manjedoura, mas meu povo não entende… Venham, arrazoemos”. Um Deus que deseja ouvir o nosso coração, discutir assuntos conosco. Esse texto que lemos registra um momento da peregrinação do povo hebreu no deserto, na ocasião da saída do cativeiro egípcio. Existiu um descaso do povo em relação a presença de Deus entre eles. Deus disse à Moisés: “Eu cumprirei minha promessa, vocês chegarão na terra de Canaã onde há muita fartura, mas eu não irei com vocês”. Moisés está com o povo no deserto, um lugar cheio de necessidades, mas ao ouvir isto, disse: “Deus, se a tua presença não vai comigo, não me faças sair deste lugar”. Moisés deixa claro que o mais importante não seria desfrutar da abundância de Canaã, mas andar com Deus, ter o privilégio de ter sua companhia, mesmo que isso custasse sacrifício. Moisés disse: “O que é mais importante na nossa vida? Não é porventura a tua companhia, a tua amizade? Não é isso que faz toda diferença?”. Você precisa acreditar que Deus quer uma relação de amizade, com todo aquele que se aproxima dele. Deus quer falar aos nossos corações sobre muitas coisas, ouvir o que temos no nosso pensamento, nossas alegrias, nossas dúvidas, nossos sonhos, nossos medos. Eu quero orar com você, para que desenvolvamos uma crença nesse Deus que anseia nossa amizade, que deseja andar conosco: “Pai, aumenta a nossa fé para acreditarmos que apesar da tua grandeza e glória, podemos andar contigo. Queremos sentir essa tua companhia durante todo nosso dia, em tudo que formos fazer. Para nossa edificação e tua glória. Amém!”

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *