Devocional

Manancial em tempos de aridez

“Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva” (Salmo 84)

Muita gente está cheia de sentimentos de novidade; enxergando a possibilidade de uma nova etapa. Não só estamos no início de um novo ano, mas, também, no início de uma nova década. Muitos estão com grandes expectativas. Existem sonhos, planos e metas. Mas nosso país passa por dificuldades e aridez. Na maioria dos casos, não conseguimos perceber frutificação dos esforços que têm sido semeados. Existe uma sensação de esterilidade. Quem sabe você se encontra entre os que se sentem passando por um vale árido e não consegue ver o futuro com clareza. Está com medo, inseguro, com o coração desassossegado. Esse salmo que lemos, escrito pelos filhos de Coré, faz uma declaração de fé, num Deus que pode nos trazer força e esperança nos momentos difíceis. Diz que mesmo que estejamos passando pelo vale árido, podemos enxergá-lo como um manancial. Na versão da bíblia “A Mensagem”, do Eugene Peterson, o texto, diz: “Como são felizes todos aqueles em quem Deus habita: a vida deles é a estrada pela qual transitas. Eles passeiam por vales solitários, descobrem riachos e encontram fontes frescas e lagoas transbordantes de chuva!”. O texto diz, que se o nosso coração é habitado pela confiança em Deus, mesmo que passemos por lugares desérticos, descobrimos fontes de águas frescas. O texto é claro! Quando temos a confiança de que existe um Deus, que nossa existência e ânimo vem dele, mesmo passando por terrenos áridos, fazemos dele um manancial. Não nos damos por vencidos. Não é uma questão de mágica, mas uma característica da nossa condição humana. Crer é uma necessidade humana. Quando cremos, somos dotados de esperança e alegria.
Não tenho dúvida de que precisaremos de força, confiança, fé, para construímos algo bom nesse novo ano, nessa nova década. Eu quero orar com você: “Pai, ajuda-nos a colocar a nossa confiança em ti. Que as dificuldades que surgirão não nos desanimem. Que enxerguemos mananciais nos momentos de aridez. Para nosso bem e tua glória. Amém!

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *