Devocional

Instrumentos de luz

Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5)

Essa é a terceira semana que estamos falando no “Sermão do Monte”. Até aqui aprendemos que a busca da felicidade não é um fim em si mesma e que não existe uma lista de coisas para sermos felizes. O que existe é um caminho onde podemos encontrar sentido e fazer a vida valer a pena, apesar de todas as suas contingências. Jesus chama esse caminho de “Caminho da Boa Ventura”, da “Bem-aventurança”. O texto que lemos, diz que fomos criados para sermos luz do mundo. Não somos obra do acaso e sem propósito existencial! Precisamos assumir isso e vivermos uma vida bem vivida, intensa, com beleza, cheia de humanidade. Uma vida que serve de inspiração para outras vidas. Quem se propõe a construir uma vida no caminho da boa ventura, torna-se um referencial de luz, para todo aquele que está perdido, precisando de direção. No meio de um mundo de escuridão, de muitas trevas, necessitado de luz, você é chamado com a missão de fazer brilhar uma vida que valha a pena. Um bom exemplo que podemos tomar para compreendermos o que significa fazer brilhar a nossa luz no mundo, é o seguinte: Imagine um casal que tem uma relação bonita, comprometida, zelosa e que enfrenta as contingências da vida com maturidade. Um outro casal, que está perto, passando por muitas dificuldades no relacionamento, perdido, precisando de orientação, olha para o casal maduro e enxerga nele uma luz. O casal que está perdido, ver no casal maduro, uma luz de esperança para encontrar um caminho para resolver a sua crise. Tem muito filho, mãe, marido, amiga, colega de trabalho, em crise, precisando de luz. Quero desafiar você a ser luz do mundo no dia de hoje. Quem sabe exista alguém próximo, olhando para você, na esperança de encontrar uma direção para a crise que está vivendo. Eu quero orar com você: “Pai, nos faz luz do mundo no dia de hoje. Que sejamos um referencial de esperança, de paz, de bondade, de amor, por onde passarmos. Nos usa como instrumento para brilharmos conforme a tua vontade. É o que te pedimos para nossa edificação e tua glória. Amém!”

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

4 Comments

  • Natália

    Este é um dos trechos mais impactantes de Matheus, na minha opinião. Ser luz na vida de alguém, ser inspiração, objeto de admiração. Tenho alguns amigos especiais na minha vida que exemplificam esse trecho, mas de fato, não precisa nem ser tão próximo, muitas vezes você pode inspirar a vida de uma pessoa através de exemplos. Muitas vezes acontece de você admirar alguém de longe, sem nem saber que você é importante para alguém, mas é. Todos somos importantes para alguém, todos podemos ser luz na vida de alguém, e acreditem, isso faz uma grande diferença na vida da pessoa. Ilumine-se e ilumine a todos ao seu redor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *