Devocional

Enxergando com verdade

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luz; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que em há em ti são trevas, que grandes trevas serão! (Mateus 6)

Somos o que pensamos e construímos nossa vida a partir de como enxergamos. Provérbios 4, diz: “De tudo o que se deve guardar, guarda o teu pensamento, porque dele procede as fontes da vida”. Eu diria que o nosso pensamento vai definir quem somos e as lentes com que enxergamos vai definir como construiremos nossa vida. Eu queria colocar de uma outra forma, dizer que a forma como você pensa vai construir o seu caráter; a forma como você enxerga vai definir seus valores; e, a forma como você pensa e enxerga, vai construir suas verdades. No texto que lemos acima, Jesus está dizendo: cuidado como você está pensando e enxergando a vida, pois sua vida se transformará nisso aí. Se enxergar com bondade, a vida será boa; se enxergar com maldade, a vida será insuportável. Tem muita gente insatisfeita, infeliz, cheia de maledicência, murmuração; não porque a vida está ruim de verdade, mas porque está enxergando uma vida ruim. Enquanto enxergamos nossa vida sem bondade, achando que nada presta, tem muita gente olhando com bondade e dizendo: Deus, que vida boa essa deles. Jesus diz: “Portanto, se a luz que há em ti são trevas, que grandes trevas serão”. O que ele está dizendo, é: Se a verdade que há em ti sobre a tua vida é uma mentira, que grande mentira será. Você jamais se convencerá que é alguém agraciado pela vida. Sua vida se tornará um inferno! Vivemos numa geração de pensamentos e olhos adoecidos, de pessoas angustiadas, insatisfeitas, precipitadas, que pensam ser preciso dar cabo em suas vidas. E, pessoas que estão ao redor ficam sem entender o porquê. São muitos suicídios, que aos olhos de quem está perto, não existiu um motivo real. A minha oração nesse tempo, é: “Senhor Deus e Pai de todos, nos traz lentes de bondade, de luz, para enxergarmos nossas vidas com verdade vinda de ti, para sermos tomados de sentimentos gratidão. Para glória do teu nome. Amém”!

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

16 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *