Devocional

Enxergando a vida com clareza

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6)

Todos nós enxergamos a vida com lentes próprias das nossas experiências.

Enxergamos a vida com nossas crenças e valores. Quando o apóstolo Paulo, na sua carta aos romanos, diz que “o justo viverá por fé”, está falando da revelação da vida. Se somos verdadeiros naquilo que fazemos, fazemos acreditando que é o certo, fazemos com crença, fazemos por fé. Por isso, Paulo diz na sua carta aos romanos: “Tudo que se faz sem fé é pecado”. Tudo que se faz sem acreditar, se faz na mentira. Logo é pecado, no sentido de desvio de conduta. Se você acredita que a vida é amarga, você viverá uma vida amarga. Se você acredita que a vida tem alguma beleza, você viverá beleza na vida. O que vai mandar, é a forma como você vê.


Precisamos ter o cuidado de fazer, pelo menos, duas perguntas.
A primeira pergunta, é: Como enxergo a vida? Como é que eu vejo a vida? A segunda pergunta, é: Como eu interpreto a vida? Quais são as minhas crenças? Quais são as minhas verdades?

O texto que lemos, diz: “Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se porém os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas”. O texto está dizendo: Se você enxerga coisas ruins, sua vida vai se tornar péssima. Quando o texto, diz: “Se a luz que há em ti são trevas, que grandes trevas serão”. O texto está dizendo: Se a verdade que você carrega é uma mentira, que grande mentira você estará vivendo.
É verdade que a vida traz suas dificuldades, que a vida não é fácil ser vivida. Mas sabemos que viver é uma dádiva, é prazeroso. Tem muita gente enxergando a vida como uma tragédia, pior do que é. Isso é destruidor. Precisamos de maturidade para enxergarmos com verdade, com realidade. Eu quero orar com você: Pai, ajuda-nos a enxergarmos a vida com beleza, com generosidade, com amabilidade. Tira todo pessimismo, aquilo que nos torna amargos. Durante esse dia de hoje, ensina-nos a vermos com olhos de fé, com esperança, com paixão. Para nosso bem e tua glória. Amém!

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *