Devocional

Deus quer transformar o seu pensamento

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:1,2)

O batismo de João era para o arrependimento e a palavra arrependimento, no grego, é a palavra “metanoia”, que significa “mudança de pensamento”. Precisamos cuidar do nosso pensamento, para nos tornarmos pessoas saudáveis. Provérbios, capítulo 4, diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o pensamento, porque dele procedem as fontes da vida”. Somos transformados naquilo que deixamos morar no nosso pensamento. Quando Jesus disse: “Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: Aquele que olhar para uma mulher com pensamento impuro, já adulterou com ela”. Jesus estava dizendo: Cuidado com o que você está pensando, porque você se tornará isso. Se você vive com pensamentos de adultério, vai chegar um dia, em que você se tornará um adúltero. O texto que lemos, diz: “se deixem ser transformados pelos pensamentos de Deus, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade dEle”. Precisamos buscar com disciplina, porque Deus tem pensamentos maravilhosos para as nossas vidas. O capítulo anterior encerra, dizendo: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor?”. O profeta Isaías nos diz que os pensamentos de Deus são mais altos do que os nossos pensamentos. Ele quer que experimentemos algo novo, algo bom, agradável, perfeito, mas para isso, precisamos ser transformados pelos pensamentos de Deus. Eu queria propor um exercício para o dia de hoje, você vai vigiar seus pensamentos, para não se distanciar dos pensamentos de Deus. Você pode estar se perguntando, como? A resposta está na carta de Paulo aos filipenses: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

15 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *