Devocional

Construindo uma vida bonita

Bem-aventurados sois, quando por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós” (Mateus 5)

Tem uma coisa nesse texto que me encanta, a fidelidade na vida, porque é uma coisa muito bonita e inspiradora. Num mundo de muitas mentiras, transgressões, delitos, ser fiel é uma preciosidade. Me maravilha o fato de uma pessoa levar uma vida tão decente, tão reta, que se alguém quiser difamá-la, maculá-la, comprometê-la através de acusação, terá que caluniar, mentir. Isso aconteceu com Daniel; no seu livro, no capítulo 6, diz: “Então, Daniel se distinguiu de todos os outros ali naqueles dias, porque nele havia um espírito de fidelidade e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todos. Então os presidentes e sátrapas procuravam ocasião para acusá-lo em relação ao reino, mas não achavam nele culpa alguma, porque era reto. Disseram, pois, aqueles homens: Nunca acharemos ocasião alguma para acusar a este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus”. Se imagine no lugar de Daniel, lá no seu trabalho, alguém levado por inveja, se levantando para te acusar e quando vai procurar alguma coisa, algum erro, alguma falha, alguma transgressão, algum motivo para justificar uma acusação, não encontra e pensa: “Este sujeito é muito fiel, não vou conseguir acusá-lo de coisa alguma, a não ser através de calúnia, injúria; terei que mentir contra ele”. Que vida bonita, que coisa linda! Foi isso que Jesus falou nesse texto, quando disse: “Bem-aventurados sois, quando por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”. Jesus está dizendo: Se alguém quiser manchar a vida de vocês, por invejar a causa que defendem, que só encontrem uma forma, a injúria, a mentira. Eu desejo uma vida assim e sei que você também deseja, porque fomos feitos para a beleza. Eu quero orar com você: “Pai, nos traz retidão para erguermos uma vida bonita. Nos ensina a sermos fiéis em tudo que formos fazer e por onde passarmos. Para glória do teu nome e construção da nossa vida em ti. É o que te pedimos. Amém!”.

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

4 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *