Devocional

Construindo a partir do que esperamos

“Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia: Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. Eu é que sei que planos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; planos de bem e não de mal, para vos dar um futuro que desejais” (Jeremias 29)

A vida não é construída só a partir do que vemos, mas, também, a partir do que esperamos. Precisamos de esperança para construirmos uma vida bonita. Temos o ano de 2020 diante de nós e a responsabilidade de edificarmos algo consistente é de cada um.

Não podemos andar só por aquilo que vemos, mas, também, por aquilo que cremos. O apóstolo Paulo, falando aos que estavam na igreja de Corinto, disse: “Andamos por fé e não pelo que vemos”. Se voltarmos um capítulo, ele vai dizer: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se corrompa, contudo, o nosso ser interior se renova de dia em dia. Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem”.
Sei que os dias são desafiadores, que vivemos constantes dificuldades. Essa é mais uma razão para não colocarmos o nosso olhar apenas nas circunstâncias. A narrativa que lemos é uma carta de Deus, trazida pelo profeta Jeremias, aos exilados deportados de Jerusalém para a Babilônia. O povo estava desanimado, as circunstâncias não eram boas. Apareceram alguns falsos profetas, dizendo que aquela dificuldade iria acabar logo. A carta dizia o contrário, que eles ainda passariam por longos setenta anos naquele lugar. Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, poderiam construir uma vida bonita em meio aquelas dificuldades.
O texto que lemos, diz: “A todos os exilados que estão na Babilônia: Edifiquem casas, habitem nelas; plantem jardins, pomares e comam os seus frutos”. É isso que Deus quer que você faça. Tenha esperança, construa uma vida bonita, sonhe, planeje e siga em frente, porque esse é o plano de Deus. O texto, diz: “Eu é que sei que planos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; planos de bem e não de mal, para vos dar um futuro que desejais”.
Ore comigo: “Pai, ajuda-nos a construir o ano de 2020 a partir, não das circunstâncias, mas, a partir da esperança. Para tua glória. Amém!

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *