Devocional

Aquietando a alma

“SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo” (Salmo 131)

O que mais cansa nossa alma é nos confundirmos acerca da nossa frágil humanidade. É exatamente aqui que mora nossa virtude. O poder nos traz cansaço, a fragilidade descanso. Exerça poder no trânsito e você vai entender isso; exerça poder no seu casamento e você vai entender isso. Vivemos num mundo equivocado, que entende pouco da alma, por isso coloca a virtude no poder e não na fragilidade. Jesus disse que felizes não são os poderosos, mas os que choram, porque serão consolados. É a fragilidade que nos faz chorar, não o poder, mas é na fragilidade que somos consolados e isso traz o descanso para alma. Davi escreve esse salmo num momento difícil da sua história; ele precisa de descanso e sabe onde encontrar. Ele é um homem experimentado na vida, já passou por muitas coisas, inclusive a experiência de poder. Foi um bem-sucedido guerreiro, um grande rei e poderia ter falado do descanso na perspectiva do poder, mas ao contrário, diz: “Senhor, não é altivo o meu olhar e não estou atrás de poder para me sentir descansado. Quero sentir-me como uma frágil criança, que se aquieta no colo da mãe, depois de ter sido alimentada”. Essa é a compreensão de Davi, o homem segundo o coração de Deus, acerca do descanso para a alma de todo aquele que se sente cansado. Ore comigo agora: “Pai, queremos experimentar o teu descanso na alma durante esse dia. Em tudo que formos fazer, sejamos conscientes de que somos frágeis, necessitados do teu colo e alimento. Como disse ao apóstolo Paulo em 2 Coríntios, que entendamos que o teu poder se aperfeiçoe na nossa fraqueza. Para tua glória e alento das nossas almas. Amém”!

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

8 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *