Devocional

Amigos de Deus

“Disse o SENHOR: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer?” (Gênesis 18)

A Bíblia diz que Abraão era amigo de Deus. Isaías 41, disse Deus: “Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo”; 2 Crônicas 20, diz: “Abraão creu e foi chamado amigo de Deus”; Tiago 2, diz: “Abraão, o amigo de Deus”. Acho essa expressão um motivo para não nos acomodarmos na fé, mas é preciso dizer, que essa amizade com Deus acontece nas nossas relações com pessoas, não de forma transcendente, no céu. A Bíblia diz que se você não ama pessoas a quem vê, não tem como amar Deus a quem não vê. Na medida que vamos nos relacionando com pessoas, Deus vai sendo revelado na nossa vida. Quer ter uma relação de cordialidade com Deus? Seja cordial com pessoas que estão próximas. Isso vai gerando discernimento para reconhecermos quem é Deus e qual a sua vontade. O texto que lemos diz que Deus estava para fazer algo em Sodoma, e disse: “Não posso fazer isso, sem antes falar com meu amigo Abraão”. Abraão estava envolvido com pessoas em Sodoma; ele amava Ló, seu primo e toda sua família que morava ali. Não pense que Abraão era alguém especial, acima da média, que não cometia erros. Se você ler a história de Abraão, vai ter muitas surpresas.

Quero encorajar você a desenvolver uma relação de amizade com Deus, trazendo alguns conselhos:

1°) Valorize pessoas na sua vida, e não coisas.

2°) Construa relações profundas de amizade.

3°) Desenvolva sentimentos de empatia por aqueles que sofrem.

Eu quero orar com você, para agirmos e não só crermos no pensamento, que podemos ser amigos de Deus: “Pai, te pedimos mais uma vez, aumenta a nossa fé. Nos traz oportunidades para aprofundarmos nossos relacionamentos de amizade, com aqueles que estão em nossa volta, principalmente os que precisam. Nos traz sabedoria para aprofundarmos nossas relações com nossos familiares e amigos e assim discernirmos o teu coração, a tua vontade; porque certamente seremos chamados por ti de amigos. É o que te pedimos, cheios de gratidão, para nossa edificação. Amém!”

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

12 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *