Devocional

Amando em todo o tempo

“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Provérbios 17)

Eu queria propor algo para esse novo ano. Uma coisa que vai de encontro a cultura que tem se estabelecido no nosso tempo. Proponho buscarmos amizades consistentes, firmes, abundantes. Numa sociedade líquida, como disse o sociólogo Zygmunt Bauman, estabelecer relacionamentos sólidos, é andar na contracultura. Precisamos de amigos para superarmos nossos momentos de angústia. No evangelho de Mateus, no capítulo 26, Jesus sabia que ia morrer e ficou angustiado. Chamou seus amigos e foram para o jardim do Getsêmani. Ali derramou seu coração, dizendo: “A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui comigo”. A bíblia diz, no salmo 133, que o amor fraternal refrigera a alma. Estamos vivendo constantes tensões, ameaças, dificuldades e precisaremos de refrigério nesse novo ano. Todos os anos, é crescente o número de pessoas que sofrem com constantes aflições. Pessoas que morrem de angústia, depressão, ansiedade. O texto que lemos, diz: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”. Interessante como Jesus deixou claro, que a maior missão na vida, é a amizade. Marcos registra no seu evangelho, no capítulo 3, que o objetivo principal de Jesus, quando chamou os 12 apóstolos, foi para que estivessem com ele. No evangelho de João, no capítulo 15, disse Jesus: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que tem no coração do seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo vos tenho dado a conhecer”. Tenha por certo, que dificuldades e angústias aparecerão nesse novo ano. Não tem como vivermos sem as aflições. Por isso, no capítulo 16, do evangelho de João, disse Jesus: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim; no mundo tereis aflições”. O apóstolo Paulo, também disse: “Em tudo somos atribulados, perplexos, perseguidos, abatidos”. Precisamos mandar uma embaixada para nos proteger antes do dia da angústia. Essa embaixada é o amor fraternal.
Faça como Jesus de Nazaré, estabeleça um objetivo para dedicar tempo na construção de boas amizades. Priorize a amizade como algo fundamental, para que você vença as angústias que se colocarão no seu caminho.
Ore comigo: “Pai, auxilia-nos a firmarmos amizades sinceras. Queremos vivenciar o amor fraternal, para repartirmos nossa vida no dia da angústia e permanecermos firmes. Para nosso bem e tua glória. Amém!

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *