Devocional

A vida é feita de escolhas

“Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mateus 7)

Quando o texto diz para entrarmos pela porta estreita e pelo caminho apertado é porque existe a possibilidade de outras escolhas. A vida sempre será feita de escolhas. O texto está nos dizendo que precisaremos escolher qual a porta, qual o caminho que haveremos de seguir. Em tudo o que intentarmos fazer, necessitaremos optar por caminhos a serem trilhados. Você que está ouvindo essa devocional, nesse instante, precisou fazer uma escolha. Você poderia estar fazendo qualquer outra coisa.
Somos livres para escolhermos o caminho que iremos seguir. Rousseau, filósofo suíço, chamou essa nossa capacidade de escolha, de liberdade. Na cultura cristã, chamamos de livre arbítrio. Tanto para Rousseau, como para a cultura cristã, liberdade ou livre arbítrio, é a nossa capacidade de sermos os construtores da nossa própria história. Isso é algo extremamente maravilhoso!
Diferentemente dos animais, não somos movidos apenas por instintos. Não estamos totalmente entregues aos desejos e vontades. Existem outras questões influenciadoras nas nossas escolhas. Temos a capacidade de discernir, o que realmente é bom para a nossa condição e sobrevivência humana. Inclusive, temos a capacidade de fazer escolhas, mesmo contrariando nossos desejos e vontades. Podemos exemplificar, com a escolha de alguém diabético não comer doce, mesmo gostando e sentindo vontade, por saber que aquilo causará danos à sua saúde. Ou, alguém que deseja descansar, se divertir, e, mesmo assim, continuará dedicando seu tempo aos estudos, por saber que aquilo será o melhor para o seu futuro.
Não existe sina, destino, fatalismo, predição, instinto, desejo, vontade, ou qualquer outra coisa, que tire de você a responsabilidade pelo cuidado com a sua existência. Se depois de ouvir essa devocional, você resolver mudar completamente, dar uma guinada na sua vida, modificar inteiramente o curso da sua história, nada poderá impedi-lo. Isso nos enche de responsabilidade e esperança!
Eu quero orar com você: “Pai, sabemos da responsabilidade que temos na construção da nossa história, por isso, orienta-nos nas nossas escolhas. Ajuda-nos a discernirmos da melhor maneira possível, as ações que tornarão nossa vida mais significativa. Para nosso bem e tua glória. Amém!

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *