Devocional

A prova da amizade

“Disse Jesus aos seus discípulos: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta páscoa, antes do meu sofrimento” (Lucas 22)

Essa é uma das mais belas narrativas dos evangelhos. Jesus não queria ser visto naqueles dias, pois sabia que corria o risco de ser preso, mesmo assim vai e secretamente planeja os preparativos da páscoa. Não se sabe em que momento fez isso, nem seus discípulos souberam, mas ele combinou tudo com um cidadão da cidade. Jesus envia Pedro e João, dizendo: Vão preparar nossa páscoa. Eles perguntaram: Onde? Jesus explicou: Quando vocês entrarem na cidade encontrarão um homem com um cântaro de água; observem onde ele entrar e digam ao dono da casa: O mestre mandou perguntar onde vai ser nossa ceia, e ele mostrará um espaçoso refeitório mobiliado. Alguns biblistas dizem que Jesus usou recursos miraculosos, sua onipresença, para saber todos aqueles detalhes. Eu enxergo o texto de outra forma; acredito que Jesus valorizava tanto estar com seus discípulos naquela sua última páscoa, que correu o risco para que tudo acontecesse da melhor forma. Provavelmente foi até a cidade num horário que dificilmente seria visto e preparou tudo com aquele cidadão. Inclusive criou uma senha, a do homem com um cântaro de água, que seria facilmente identificado por Pedro e João, já que aquela tarefa cabia às mulheres. Aqui mora a beleza, um Deus que deseja estar conosco. Um Deus que deseja a nossa amizade. Um Deus que se dá pela nossa amizade. Eu quero orar com você: “Pai, somos tomados de gratidão pelo teu desejo de estar conosco. Mesmo que isso esteja além da nossa compreensão, o teu Espírito testifica esse teu amor. Nos anima para respondermos ao teu amor e amizade, pois como disse João na sua epistola: ‘Nós amamos porque fomos amados primeiro’. Nos inspira nesse dia a caminharmos nesse amor, pois assim te pedimos. Para construção da nossa espiritualidade e tua glória. Amém!”

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

8 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *