
A prova da amizade
“Disse Jesus aos seus discípulos: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta páscoa, antes do meu sofrimento” (Lucas 22)
Essa é uma das mais belas narrativas dos evangelhos. Jesus não queria ser visto naqueles dias, pois sabia que corria o risco de ser preso, mesmo assim vai e secretamente planeja os preparativos da páscoa. Não se sabe em que momento fez isso, nem seus discípulos souberam, mas ele combinou tudo com um cidadão da cidade. Jesus envia Pedro e João, dizendo: Vão preparar nossa páscoa. Eles perguntaram: Onde? Jesus explicou: Quando vocês entrarem na cidade encontrarão um homem com um cântaro de água; observem onde ele entrar e digam ao dono da casa: O mestre mandou perguntar onde vai ser nossa ceia, e ele mostrará um espaçoso refeitório mobiliado. Alguns biblistas dizem que Jesus usou recursos miraculosos, sua onipresença, para saber todos aqueles detalhes. Eu enxergo o texto de outra forma; acredito que Jesus valorizava tanto estar com seus discípulos naquela sua última páscoa, que correu o risco para que tudo acontecesse da melhor forma. Provavelmente foi até a cidade num horário que dificilmente seria visto e preparou tudo com aquele cidadão. Inclusive criou uma senha, a do homem com um cântaro de água, que seria facilmente identificado por Pedro e João, já que aquela tarefa cabia às mulheres. Aqui mora a beleza, um Deus que deseja estar conosco. Um Deus que deseja a nossa amizade. Um Deus que se dá pela nossa amizade. Eu quero orar com você: “Pai, somos tomados de gratidão pelo teu desejo de estar conosco. Mesmo que isso esteja além da nossa compreensão, o teu Espírito testifica esse teu amor. Nos anima para respondermos ao teu amor e amizade, pois como disse João na sua epistola: ‘Nós amamos porque fomos amados primeiro’. Nos inspira nesse dia a caminharmos nesse amor, pois assim te pedimos. Para construção da nossa espiritualidade e tua glória. Amém!”
Flávio Leite
8 Comments
Liss Araújo Reis
Lindo esse cuidado de Deus por nós!
Flavio Leite
Nunca podemos esquecer!
MARCOS CESAR DE ALMEIDA
Como é bom saber que Deus quer ser nosso amigo.
Flavio Leite
Refrigera nossa alma
Natália
Sim, uma coisa que achei interessante é que nessa semana os textos parecem ter sido escolhidos à dedo, todos com o tema central da amizade, ou seja, a Bíblia, os relatos de Deus e Jesus Cristo mostram várias vezes isso, por isso mais do que um texto, mas uma semana inteira para provar o quanto que Deus quer ser nosso amigo e como podemos ser amigos Dele.
Flavio Leite
Um Deus que quer estar conosco. Um Deus que deseja e se dá por nossa amizade. Um Deus que devemos honrar. Abraco
Magali Damasceno
Como não amar um Deus tão maravilhoso assim, que me aceita como sou e ainda quer apenas ser meu amigo? Nunca houve e nunca haverá Deus como Esse.
Flavio Leite
Amém. Ele quer simplesmente andar conosco.