Devocional

A preciosidade do pensamento

“Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com pensamentos impuros, já adulterou com ela” (Mateus 5)

Eu queria dar uma atenção especial para a devocional de hoje, porque é um dos temas de maior relevância para construção de quem somos e seremos. O que Jesus está dizendo nesse texto, é: “Cuidado com o que você está pensando! Cuidado com o que está sendo formado no seu pensando, pois você se tornará aquilo que tem tomado conta do seu pensamento”. Jesus está dizendo: “Se você deixar se instalar pensamentos de adultério na sua cabeça, vai chegar um dia em que você se tornará um adúltero”.
O texto está dizendo que é através do pensamento que construímos nossa vida. Você se tornará aquilo que tem sido elaborado no seu pensamento. Você não é o que você come, você é o que você pensa! O que existe de mais complexo na nossa existência se encontra nos processos do nosso pensamento. Não estou com isso concordando com René Descartes, quando disse: “Cogito, ergo sum – Penso, logo existo”. Não confunda o que estou falando, com a frase que falou René Descartes, filósofo francês.
A bíblia traz uma advertência bem especial em relação ao pensamento. No livro do profeta Isaías, deixa claro que os pensamentos indicarão os caminhos, no capítulo 55, diz: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”. No livro da sabedoria, Provérbios, no capítulo 4, diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu pensamento, porque dele procedem as fontes da vida”.
Quem sabe você tenha descuidado um pouco em relação aos seus pensamentos; ou, quem sabe, você não tenha alimentado devidamente os seus pensamentos. Eu quero desafiar você a vigiar durante todo o dia de hoje, quais pensamentos estão ocupando a sua cabeça. A bíblia diz que devemos vigiar sem cessar. Ore comigo: “Pai, pedimos o teu auxílio nesse dia, para que coloquemos nos nossos pensamentos, somente aquilo que traz crescimento e edificação para as nossas vidas. Amém!”

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *