Devocional

A preciosa tarefa da existência humana

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino e a glória para sempre. Amém!]” (Mateus 6)

Nós estamos lendo o “Sermão do Monte”, que é uma narrativa do “Evangelho de Mateus”, onde Jesus de Nazaré traz ensinamentos sobre a nossa jornada da vida. Ele fala como tornar a vida significativa do ponto de vista humano. Não com mágica ou fórmulas miraculosas para driblarmos ou diminuirmos as distâncias, mas através de um caminho, uma travessia. Como bem disse João Guimarães Rosa, que na vida, “o real não está na saída nem na chegada, mas na travessia”.
Hoje queremos fazer diferente, trazer apenas uma base para as próximas devocionais; porque chegamos em um dos mais fundamentais ensinamentos do Jesus de Nazaré, em relação a nossa tarefa e condição terrena.
O texto não pretende nos ensinar a fazer orações verbais, mas revelar de forma profunda nossa natureza existencial.  Falar da nossa condição e necessidade em vivermos identificados uns com os outros, pelas mesmas expectativas existenciais. Trata do valor universal da vida e responsabilidade que devemos ter com ela. Aponta para a realidade da angústia humana, sem comprometer a virtude da fé, da esperança, e do amor.
Em 3 minutos não conseguiremos abordar esse assunto. Precisaremos de pelo menos outras 6 devocionais para concluirmos a ideia. Eu quero desafiar você a não perder a sequência das próximas devocionais que virão, porque estarão intimamente relacionadas umas com as outras.
Mas eu quero hoje, fazer apenas uma oração com você acerca desse texto. Pedir para enxergarmos com mais clareza algumas das fundamentais necessidades da nossa alma, segundo esse Jesus de Nazaré, o homem. Ore comigo: “Pai, temos diante de nós, um dos maiores ensinamentos para crermos que a vida pode fazer sentido. Nos ajuda a compreendermos nossa humanidade, mesmo diante de tamanha complexidade. Nos traz coerência para enxergarmos na vida um bem precioso e não levarmos as coisas de qualquer jeito. Auxilia-nos a pensarmos e planejarmos como construí-la. Para nosso bem e glória do teu nome. Amém!”

Flávio Leite

Ao clicar nos links em azul ao longo do texto ou em uma das imagens abaixo e efetuar compra, você contribui para manter este projeto no ar

Outras obras que indico:

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *