a-multiforme-graca-de-deus-flavio-leite-devocional
Devocional

A multiforme graça de Deus

“Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu. Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso” (2 Reis 5)

Geralmente, se tratando de religião, crença, fé, temos uma organização no nosso pensamento. Achamos que Deus só agirá de acordo com as nossas lógicas. Encontramos caminhos e fórmulas para a ação de Deus na nossa vida. A narrativa que lemos, conta um acontecimento nos dias do profeta Eliseu. Naamã, um oficial, comandante do exército do rei da Síria, estava leproso. A lepra era a pior peste daqueles dias; por ser incurável e estar relacionada ao castigo divino. Naamã soube por uma menina da terra de Israel, que sua lepra poderia ser curada pelo profeta que estava no seu país. Naamã com sua comitiva viajou da Síria até Israel, e chegando na casa do profeta Eliseu, ficou decepcionado. Ele não foi recebido por Eliseu, mas por seu moço Geazi. O texto, diz: “Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu. Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso”. Naamã na sua crença, tinha toda uma organização mental. Tinha o modelo de como Deus agiria para sanar sua dificuldade. Ele ficou desesperançoso, não acreditava que Deus pudesse resolver seu problema daquela forma. Por tudo que temos passado nesses últimos dias, sei que todo aquele que crê em Deus, já pensou em um modelo para que tudo se resolva. Temos as nossas fórmulas de como Deus poderá agir nesse momento. E, quando as coisas não acontecem como planejamos, perdemos a esperança. Eu tenho uma notícia acalentadora para nossas almas. Deus age, fala e se revela de várias maneiras. Você pode descansar naquilo que o apóstolo Paulo chamou de “multiforme graça de Deus”. Mesmo que você não veja nenhuma lógica, Deus está agindo em nós e entre nós. Eu quero orar com você: “Pai, acalma os nossos corações. Que no nosso muito desejar a tua ação nesse momento de adversidade, não estejamos desesperançosos pelas nossas lógicas. Que possamos acreditar, que tua forma de agir pode não trazer os nossos modelos. Sabemos que algumas vezes, os teus pensamentos não são os nossos pensamentos, nem os teus caminhos os nossos caminhos. Ajuda-nos a descansarmos em ti. Para nosso bem e tua glória. Amém!

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *