Devocional

A mensagem da cruz

“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?” (1 Coríntios 1)

A narrativa que lemos é a primeira orientação dada pelo apóstolo Paulo à igreja que ficava na cidade de Corinto. Um centro portuário, com grande importância comercial naqueles dias. Existia uma certa prepotência na cultura daquele lugar. Algumas pessoas achavam que a plantação daquela igreja deveria acontecer debaixo de sofisticados pensamentos; ensinamentos de sabedoria e esperteza. Isso provocou uma divisão entre eles. De um lado, os de Pedro, que como diz o capítulo 4 do Livro de Atos, “um homem iletrado”; do outro lado, os de Apolo, que como diz o capítulo 18 do Livro de Atos, “um judeu, natural de Alexandria, homem eloquente, poderoso nas Escrituras e instruído”. O apóstolo Paulo inicia sua argumentação, dizendo que a palavra da cruz, a mensagem do evangelho de Jesus, não é firmada na sabedoria dos poderosos. Ele informa que o poder de Deus, é contrário a lógica da cultura dos dominadores. Paulo diz que no reino de Deus, quanto mais frágil, dependente, humilde, mais haverá a manifestação do poder de Deus. Por isso, o texto que lemos diz: “Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós que somos salvos, poder de Deus”. Loucura, porque, num mundo onde o que vence é o que mata, como pode a vitória estar naquele que recebeu a morte, e morte de cruz? A resposta é, que o reino de Deus se firma no amor. O amor, nos fragiliza diante do amado. No amor, mais bem-aventurado é dar, do que receber. No amor, se preciso for, daremos a nossa própria vida em favor do outro. A mensagem da cruz é loucura, porque destrói a lógica dos poderosos, aniquila a lógica do esperto, do sagaz. O texto, diz: “Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?” Eu quero nesse momento tão difícil, desafiar você a vivenciar a mensagem da cruz. Se ocupar não com teorias e vãs discussões ideológicas, mas, com ações de acolhimento ao necessitado.  Enxergar nas lágrimas do afligido, a possibilidade de consolar o que chora. Ter a coragem, se preciso for, de se envolver com pessoas, sacrificando a sua própria vida. Ore comigo: “Pai, queremos nos envolver com a mensagem da cruz. Perceber tua presença, não na aparência do poder, mas na fragilidade do que sofre. Queremos caminhar, não na lógica do ganho, mas na coragem de perdermos em favor do outro.  Queremos enxergar na mensagem da cruz, que é loucura para os que se perdem, a possibilidade do teu poder, para vencermos essa grande batalha que temos para guerrear. Para nossa saúde e tua glória. Amém!

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *