Devocional

A lógica do reino de Deus na terra

“Ouvistes o que foi dito aos antigos: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: Não resistais ao perverso; mas a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra e ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa” (Mateus 5)

Jesus está falando da lógica do reino de Deus na terra. Na maioria das vezes nos equivocamos, pois quando vamos enfrentar alguma coisa que vem contra nós, somos levados pela mesma lógica daquilo que precisaremos enfrentar. Pensamos que a eficiência estará, em nos equiparmos para o combate, usando as mesmas armas do que vem contra nós.Jesus, disse: “Ouvistes o que foi dito aos antigos: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: Não resistais ao perverso”. O que Jesus está chamando a nossa atenção, é para não usarmos a mesma lógica, as mesmas armas, daquilo que julgamos adversário e queremos enfrentar, para não nos tornarmos exatamente iguais ao que julgamos necessário combater.
Só existe uma forma de resistirmos ao perverso e termos a vitória, é se nos tornarmos mais perversos do que ele. Porque se formos perversos iguais a ele, ainda não teremos a garantia de que venceremos. É aqui que precisamos enxergar, na maioria das vezes, a necessidade de uma outra lógica, de sermos como que um contraste no mundo; por isso, também, a bíblia usa a metáfora do sal e da luz, para indicar o que deveríamos ser na terra, ou seja, um contraste quando necessário.
Você pode perguntar: Como é que eu faço isso, na prática cotidiana? Eu exemplifico: Se alguém vem contra você com hostilidade, vá contra ele com beneficência; se alguém vem contra você com violência, vá contra ele com brandura. Se alguém vem contra você com fúria, vá contra ele com mansidão.
O apóstolo Paulo, escrevendo sua carta aos romanos, no capítulo 12, diz: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. Eu quero orar com você: “Pai, nos ensina a sermos um contraste na nossa geração. Nos faz enxergar a lógica do teu reino nas nossas relações, nas nossas casas, nos nossos trabalhos. Te pedimos por todas as famílias que estão orando conosco nesse dia, nos traz sabedoria para lidarmos com nossos desafios, como maridos e esposas, filhos, filhas, pais, irmãos, amigos. Para plantação do teu reino entre nós e para tua glória. Amém!”

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *