Devocional

A força interior

“Gideão estava escondido malhando o trigo, para pôr a salvo dos midianitas. Apareceu o Anjo do SENHOR e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente… Vai nessa tua força e livra Israel. Respondeu Gideão: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa do meu pai. Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu sou contigo, vencerás os midianitas como se fossem um só homem.” (Juízes 6:12-16)

Constantemente sou procurado por amigos que se sentem ameaçados por alguma coisa. Na maioria das vezes coisas comuns, próprias do cotidiano; mas, precisamos cuidar, para que essas ameaças não tragam medos excessivos. Gideão viveu um memento de medo e paralisia. Escondeu-se para se sentir seguro na vida. Veio um anjo de Deus e disse: “O Senhor é contigo homem valente”. Gideão pode ter pensado: Esse anjo veio no endereço errado. Não tem lógica me chamar de homem valente, estou com medo. Vem novamente a mensagem à Gideão, dizendo: “Vai nessa tua força”. Talvez Gideão pensou: Agora tenho certeza que é mensagem no endereço errado! Eu não só estou com medo, mas, sem forças! Gideão resolveu abrir o coração, dizendo: Deus, não enxergo luz no fim do túnel, não vejo probabilidade real, pertenço a menor tribo de Manassés, minha família é muito pobre, e para complicar, sou o menos capaz na casa do meu pai. Deus disse: Sei de tudo isso, Gideão, sei quem você é, conheço as tuas fraquezas, mas estou garantindo que você pode reagir. Coloquei minha imagem e soprei meu ânimo em você, desde o ventre da tua mãe. Estou com você, e, estou em você!Medo, desânimo e tribulação fazem parte da vida. Em 2 coríntios 4, diz: “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos, levando sempre na vida a presença de Deus. E, por isso não desanimamos, ainda que nosso ser exterior sofra, contudo, nosso ser interior se renova de dia em dia. Porque toda tribulação produzirá em nós, eterno peso de glória, acima de toda comparação”. Você pode vencer o medo! O ânimo para reagir e lutar já está dentro de você. Deus quer falar ao seu coração, dizendo: “Eu sou o teu Deus e estou contigo! E já que estou contigo e coloquei minha imagem em você, vencerás teus medos e angústias, como se fossem algo que podem ser vencidos !”Ore comigo: “Pai, nos anima, nos faz reagir diante dos medos e angústias, na convicção da tua força e presença em nós. Para nossa saúde e tua glória. Amém!”

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *