Devocional

A construção da vida

“Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mateus 7)

Viver é maravilhoso, mas sempre trará grandes desafios. Quando criança estudei música. Meu instrumento era o violino. Tinha que ter muita disciplina e perseverança. Cedo desisti, convencendo meus pais de que me dedicaria ao esporte. Tornei-me atleta de natação e treinava duro, diariamente. Confesso que tive muito sofrimento, momentos de exaustão. Algum tempo depois, a natação estava me custando caro. Percebi que minha fuga do violino para evitar sacrifícios, tinha sido em vão.
O texto que lemos fala sobre o desafio da jornada da vida. Diz que seu caminho é estreito, apertado. Requer esforço, trabalho, dedicação. A vida é uma construção árdua! Precisamos pensá-la e planejá-la. Jesus falando da sua própria experiência, e nos orientando a seguirmos seu exemplo como discípulos, disse: “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?
Nesse tempo de internet, redes sociais, tem muita gente aproveitando para vender fórmulas mágicas, prometendo vida fácil. Isso não existe, é tolice, propaganda enganosa. No Livro do Eclesiastes, no capítulo 9, falando sobre a vida, diz: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, com toda tua alma, com todo teu entendimento”. Isso é trabalho! A vida sempre será construída com muito esforço, suor e lágrimas. O Salmo 126, falando sobre o caminho da vida, diz: “Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará trazendo nas mãos os seus feixes”.
Quando o texto diz que “estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida”, não tem a intenção de nos desanimar, mas, nos advertir para que ninguém nos engane: A vida é uma tarefa! O apóstolo Paulo diz que a vida é uma obra desafiadora, mas aquele que nos arregimentou, nos guiará até ao fim. Escrevendo aos Filipenses, falou: “Estou plenamente certo, de que aquele que começou a boa obra em vós, é fiel para completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”. Você não está só, nessa desafiadora caminhada na construção da vida!
Eu quero orar com você: “Pai, ajuda-nos a edificarmos uma vida significativa. Ensina-nos a pensar, calcular, medir e pesar, enquanto construímos a nossa história. Enche-nos de força e ânimo, para não desistirmos e continuarmos empolgados na boa obra que começastes em nós. Para nossa alegria e tua glória. Amém!”

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *