Sem classificação

A boa companhia de Deus

“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (Salmo 127)

Hegel, filósofo alemão, no seu trabalho “Crítica da Filosofia do Direito”, disse uma frase que ficou muito conhecida: “A religião é o ópio do povo”. O que ele quis dizer é que a religião é o suspiro da criatura oprimida, o ânimo de um mundo sem coração, e a alma de situações sem alma. Ludwig Börne, escritor judeu-alemão, disse: “Bendito seja a religião, que derrama, no amargo cálice da humanidade sofrida, algumas doces gotas de ópio espiritual, algumas gotas de amor, fé e esperança”. Eu sei que a religião, historicamente, causou muitos males. Mas quando temos um pensamento, precisamos de uma estrutura. E a religião é uma das estruturas do pensamento da fé. Apesar de precisarmos da religião, não podemos confundir Deus com a religião. O salmo 127, é uma instrução do sábio Salomão, dizendo que precisamos colocar Deus, em tudo que formos edificar. Precisamos colocar Deus, em tudo que formos empreender. Deus não fará o nosso trabalho, mas nós que cremos, precisamos dessa boa companhia. Quando texto diz, “se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”, não está afirmando que Deus vai edificar a casa. Nós edificaremos a casa, mas a presença de Deus, nos trará bonança. Quando o texto diz, “se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”, não está nos dizendo que Deus vigiará a cidade. Nós vigiaremos a cidade, com a companhia de Deus nos nossos corações. Isso nos trará o bom descanso. O salmista diz: “Aos seus amados o Senhor o dá enquanto dormem”. Essa tradução de João Ferreira de Almeida, é um pouco confusa. A tradução seria mais ou menos, assim: “Aos seus amados o Senhor dá o bom sono”. Tem uma íntima relação com o salmo 3, que Davi declara descansar mesmo diante da grande dificuldade que estava passando, com a perseguição do seu filho Absalão. O salmo 3, Davi diz: “Quando me deito, logo pego no sono”. Mesmo diante de toda tribulação. Estamos vivenciando tempos difíceis. Certamente você precisará desse bom descanso de Deus. E isso acontecerá com a consciência de que você não está só. Que você tem a companhia de Deus. Nós que cremos em Deus, precisaremos colocar, em todos os nossos sonhos, em tudo que formos empreender, a possibilidade da companhia de Deus. Isso nos causará bonança. Eu quero orar com você: “Pai, nos ajuda a percebermos a tua companhia. Nos ajuda a sonharmos. Nos ajuda na nossa esperança. Em tudo que formos realizar, que possamos encontrar possibilidade da tua companhia entre nós. Para nossa edificação e tua glória. Amém!

Flávio Leite

REFLEXÕES AUTORAIS SOBRE HUMANIDADE Palestrante, educador e estudioso da filosofia e do comportamento humano 👇🏽Leia a crônica da semana www.flavioleite.com

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *